PREFEITURA
MUNICIPAL DE JUAZEIRO DO NORTE
PREFEITO: RAIMUNDO ANTÔNIO DE MACÊDO
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO: FRANCISCA CÉLIA VIANA DE BRITO
SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: MARIA DE FÁTIMA ARAÚJO
NÚCLEO GESTOR DO C.E.I
ALAYDE OLIVEIRA DE ANDRADE
DIRETORA ADMINISTRATIVA: GRAYCE CRUZ XAVIER
COORDENADORA PEDAGÓGICA: MARIA VILANEIDE DA COSTA
SECRETARIA: MARIA DE FÁTIMA ARAÚJO DO NASCIMENTO
Projeto Político Pedagógico
C.E.I: Alayde Oliveira de Andrade
“Desenhe seus
objetivos
A pessoa que não tem um objetivo claro, que sabe para
onde está indo, e que alimenta pensamentos negativos, dificilmente conhecerá o
sucesso.
A falta de objetividade causa preocupação, medo,
ansiedade, insegurança, frustração.
Portanto, se você deseja o sucesso, tenha metas claras.
A história da humanidade é cheia de vidas desperdiçadas.
Amores que não geram relações enriquecedoras, talentos
que não levam a carreira de sucesso, ect.
Somos aquilo que plantamos em nossas mentes, daí não
podemos esperar alcançar a vitória se não a construirmos primeiro em nosso
pensamento.”
(Autor Desconhecido)
1 APRESENTAÇÃO
Os
inúmeros problemas sociais e educacionais em que nos deparamos na atualidade e
o verdadeiro papel da educação é motivo de ampla discussão na sociedade
contemporânea.
A escola, enquanto instituição
formativa deve decidir por seu rumo e questionar constantemente sua função. Uma
escola que não consegue se decidir por um projeto educacional, caminha sem direção
e tem poucas chances de contribuir para a formação cidadã, atendendo aos
anseios contemporâneos e ao desenvolvimento pleno das atitudes e futuras
gerações.
Por isso, a educação preconizada no
Projeto Político Pedagógico de nossa escola, se fundamenta no principio de
ofertar um modelo de educação que dê conta de contribuir para a formação de
futuros cidadãos, num processo contínuo de aprendizado e envolvendo
professores, alunos, funcionários e toda a comunidade.
A proposta que hora é apresentada,
prioriza a oferta de um modelo de educação que contribui para a reflexão, ação
e construção de uma nova realidade social. Enfatiza também a intencionalidade
da realidade de um desafio: “promover ações educativas, no sentido de desvelar
as causas da exclusão, de possibilitar a vivência de práticas inclusivas, tanto
ao que se refere ao conhecimento que é trabalhado, quanto nas formas de
participação no espaço escolar”.
O C.E.I: Alayde Oliveira de Andrade,
localizada na Rua Deputado José Saraiva, sem número, bairro Limoeiro, Juazeiro
do Norte, com telefone 3572-0689. Decreto de criação de 29 de agosto de 1980,
número 795 e 29 de maio através da lei 1097, sancionaram e promulgaram o nome
oficial funcionando dentro dos padrões exigidos pelo MEC, credenciado no C.E.I,
com o parecer 022/2006 e com o CPNJ
n°1089/394/0001/79. Pertencente a jurisdição da Prefeitura Municipal.
O atendimento a criança de zero a
cinco anos, no Brasil existe há mais de cem anos. Esse trabalho tem acompanhado
as transformações do conceito de infância implementado pelos discursos
cientifico e institucional que acabaram por transformá-la em sujeito, objeto
cultural inserido em um amplo projeto de constituição do sujeito moderno.
A escola recebe a todos os alunos
sem distinção, é um espaço aberto as diferenças, tem “abraçado” a inclusão de
alunos com necessidades especiais. Seus alunos na sua maioria são provenientes
da classe social baixa. Atende não só a clientela do bairro em questão como
também de bairro circunvizinho. Com intuito de atender as constantes
necessidades da população juazeirense e em particular do bairro, a Escola prima
por uma educação de qualidade, voltada para o pleno desenvolvimento do
individuo.
O presente projeto serve como
instrumento básico e norteador das ações pedagógicas e reflete os anseios da
comunidade escolar uma vez que o mesmo foi elaborado com base nas idéias
coletivas dos que representam o C.E.I: Alayde Oliveira de Andrade.
2 JUSTFICATIVA
O C.E.I: Alayde Oliveira de Andrade,
encontra-se inserido numa sociedade que se transforma e evolui com base na
informação, levando o aluno a ter consciência do processo social que está
inserido, desafiando-o a assumir uma postura política que ao mesmo tempo em que
denuncia as justiças sócias, propõe alternativa no conhecimento.
Com base nessa visão propõe-se uma
escola estruturada na liberdade de pensamento que trabalhe e respeite as
diferenças e a individualidade do aluno, para que assim ele possa construir sua
autonomia e agir com responsabilidade necessária ao convívio social.
O ideal será sempre que a educação
seja encarada não apenas como um meio para um fim, mas também com um fim por
si. Pretende-se despertar em cada aluno a sede do conhecimento, a capacidade de
aprender cada vez melhor. Pretende-se ainda formar individuo autônomos,
intelectualmente ativos e independentes, capazes de estabelecer relações
interpessoais de comunicarem e evoluírem permanentemente, de intervirem de
forma consciente na sociedade.
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVOS
GERAIS
·
Interagir o C.E.I á sociedade que a compõe,
procurando soluções para os problemas internos;
·
Formar cidadãos conscientes e críticos;
·
Desenvolver na Escola com as crianças seus
aspectos, físicos, emocionais, psicomotor, cognitivos, afetivos, moral e
social;
·
Proporcionar a participação da criança em
eventos que valorize a cultura da sua comunidade;
·
Conscientizar o educando sobre a importância
de vivenciar sua cultura, com a realidade do ato cívico;
·
Incluir as crianças com necessidades
especiais no C.EI, procurando desenvolver um trabalho que possa colaborar com o
seu pleno desenvolvimento;
·
Conscientizar os alunos, pais, e todos os que
compõem o C.EI, sobre a importância do respeito às diferenças, em especial para
com as crianças acometida com alguma necessidade especial;
3.2 OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
· Incentivar a comunidade a participar
ativamente das atividades no C.E.I, afim de uma maior interação dessas com
todos e para a melhoria do aprendizado;
·
Trazer um acompanhamento médico e
odontológico para as crianças uma vez por mês;
· Proporcionar
através de atividades
lúdicas, momentos que possam
colaborar no desenvolvimento cognitivo do educando;
· Incentivar momentos de integração entre as
crianças, através de jogos que visem promover concentração e socialização;
· Aproveitamento do espaço físico para
proporcionar momentos de descontração como : brinquedoteca, cantinho de leitura, área de lazer, que
poderá ser debaixo de uma árvore ou em outro lugar aconchegante;
· Desenvolver o gosto pela arte plástica e
música, através da percepção auditiva, visual e das brincadeiras lúdicas;
· Estimular as crianças a valorizar e executar
o Hino Nacional, do Estado e do Município;
·
Estudo do nosso folclore, buscando uma maior
valorização dos alunos pelo mesmo;
·
Respeitar a cultura de origem de cada criança
e partilhar com as famílias os projetos
educativos da escola;
·
Desenvolver ações conjuntas de educação que
garantam o cuidar e o educar das crianças de zero a sés anos de idade de forma
eficiente;
·
Buscar desenvolver um trabalho em parceria
entre professor da sala do A.E..E, da sala regular e núcleo gestor, buscando juntos alcançar o pleno desenvolvimento dos alunos com
necessidades especiais;
· Realizar Atendimento Educacional
Especializado, de alunos com necessidades especiais, observando suas particularidades
e dificuldades, pautado nisso procurar
colaborar para que esse educando vença suas barreiras e alcance êxitos;
4 REFERENCIAL TEÓRICO
O
C.E.I: Alayde Oliveira de Andrade, trabalha pautado no conhecimento teórico de
grandes autores, como : Piaget, Vygotski, Wallon, que estuda a infância em
etapas menores chamada de fases ou estágios de desenvolvimento. Sabemos que as
teorias sobre a relação desenvolvimento e aprendizagem divergem. Precisamos
rever nossa concepção de ensino infantil, atentando para uma prática
pedagógica, valorizando as possibilidades dos alunos aprenderem e se
desenvolverem tendo como base o sócio-interacionismo, pois nessa concepção eles
são processos independentes que interagem afetando-se mutuamente. A aprendizagem
causa desenvolvimento e o desenvolvimento conseqüentemente causa a
aprendizagem.
A comunidade escolar e a família
devem garantira a criança acolhimento, respeito igualitário e educação de
qualidade. Tem por tanto a escola a função social de promover o pleno
desenvolvimento da criança, preparando-as para caminharem na sociedade onde
elas desempenharão papel transformador, exercendo o seu papel no meio em que a
mesma se desenvolveu. É, portanto, cada vez mais importante. As habilidades, os
conhecimentos, os valores da cultura são decisivo para o processo de
desenvolvimento e a aprendizagem das pessoas. Com isso defendemos a concepção
sócio-interacionista.
5 DIAGNÓSTICO
Através de informações colhidas, têm-se os resultados
abaixo relacionados, os quais irão permitir que a escola tenha sua própria
cultura, permeada por valores, expectativas e costumes, historicamente
construída a partir destas condições:
·
Idade dos pais;
·
Escolaridade das famílias;
·
As dificuldades encontradas, em sua maioria,
têm relação com os pais;
Vale salientar que os alunos são moradores da comunidade
mais próxima ao CEI. Trata-se de uma população de baixa renda, e se caracteriza
social e economicamente como carente, haja vista as condições básicas para a
vida da família.
Os pais de um modo geral confiam no trabalho que a escola
desenvolve, pois somos conscientes do papel que como educadores desenvolvemos,
nesta unidade escolar, voltada para atender as necessidades das crianças,
respeitando as dificuldades e a cultura da clientela atendida.
O local é de cooperação e respeito mútuo entre os
profissionais de educação e a família que trabalha com a finalidade de formar
futuros cidadãos
·
Estudo do nosso folclore, buscando uma maior
valorização dos alunos pelo mesmo;
·
Respeitar a cultura de origem de cada criança
e partilhar com as famílias os projetos
educativos da escola;
·
Desenvolver ações conjuntas de educação que
garantam o cuidar e o educar das crianças de zero a sés anos de idade de forma
eficiente;
·
Buscar desenvolver um trabalho em parceria
entre professor da sala do A.E..E, da sala regular e núcleo gestor, buscando juntos alcançar o pleno desenvolvimento dos alunos com
necessidades especiais;
·
Realizar Atendimento Educacional
Especializado, de alunos com necessidades especiais, observando suas particularidades
e dificuldades, pautado nisso procurar
colaborar para que esse educando vença suas barreiras e alcance êxitos;
6 ANÁLISE DA REALIDADE DO CEI ALAYDE OLIVEIRA DE
ANDRADE
6.1 REALIDADE
SÓCIO- ECONÔMICA
A clientela atendida pela CEI Alayde Oliveira de Andrade
na sua maioria residem em bairros mais distantes da instituição; a procura é
intensa por matriculas, devido o seu funcionamento ocorrer em período integral.
As crianças assistidas vêem de famílias que enfrentam
bastantes dificuldades sócio-econômicas cujos pais desenvolvem atividades
diversas do setor informal da economia como: diarista, doméstica, pedreiros,
auxiliares de serviços, com renda salarial igual ou inferior a um salário
mínimo; necessitando assim da assistência da instituição no que se refere à
alimentação como também no seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e
social.
6.2- PRETENDEMOS CONSTRUIR NO CEI
·
Cidadãos preparados para a vida em que cada
criança esteja ciente em estudar e cumprir seus direitos e deveres;
·
Centro de Educação voltado para a
formação de bons cidadão, com parcerias entre pais, comunidade
e todo o corpo docente do CEI;
·
CEI onde haja interação entre os companheiros
de trabalho, com amor, dedicação e respeito, seja qual for à posição funcional
que ocupe e onde a criança seja acolhida com amor, compreensão e educação de
qualidade;
·
Profissionais qualificados a desenvolverem
suas atividades com criatividade e dedicação;
·
CEI com área de lazer onde existe um
parquinho, uma bica e uma videoteca para lazer diversificado;
·
CEI com pediatra e odontologista, ao menos
uma vez por mê
6.3 -
MISSÃO DA ESCOLA
Promover o bem estar das crianças objetivando as
capacidades físicas, emocionais, psicomotora, cognitiva e afetiva,
desenvolvendo uma formação consciente de sua participação ativa na sociedade,
despertando auto-estima como cidadãos críticos
e participativo, baseado nos princípios básicos: éticos, políticos e
estéticos.
6.4 -
FUNÇÃO DA ESCOLA
Promover o desenvolvimento integral das crianças formando
cidadão crítico ativo, agente modificador capaz de atuar efetivamente na
sociedade, fazendo valer os seus direitos fundamentais de educação,
alimentação, construção do conhecimento, oportunizando vivências diferenciadas
e respeitando a criança como ser social.
6.5 – RELAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE LOCAL
O CEI Alayde Oliveira de Andrade é construída pela
parceria da comunidade e pessoas que representam a instituição. A participação
da comunidade na escola é de relevante importância para o desenvolvimento da
mesma.
O
importante é acolher as diferentes formas de organização familiar e respeitar
as opiniões e aspirações dos pais sobre seus filhos. Nessa perspectiva, as
professoras e professores compreendem que, embora compartilhem a educação das
crianças com os membros da família, exercem funções diferentes destes
(Orientações Curriculares para a Educação Infantil, 2011, p. 123)
Com essa parceria podemos criar um vinculo com os pais
dos alunos e conscientizar a população, tratando de valores e atitudes
necessárias para o bem comum da sociedade.
6.6 - PROFISSIONAIS DO CEI
O CEI Alayde Oliveira de Andrade possui profissionais formados com nível de
pós-graduação e outros em processo de formação, buscando a formação continuada.
O corpo docente do CEI Alayde Oliveira de Andrade
funciona com profissionais habilitados em áreas diversas, parte deles graduados
em formação específica para o ensino infantil, como, pedagogia, e outros graduados em outras áreas que atuam
no ensino infantil, contudo, a busca do aperfeiçoamento na área é contínua
pelos profissionais que fazem parte da instituição. Atualmente estamos com
professor especialista em Educação inclusiva, desenvolvendo assim seu trabalho
com alunos que possui necessidades Educativas Especiais.
6.7 - DE QUE PROFISSIONAIS PRECISAMOS?
Precisamos de profissionais comprometidos com o trabalho,
que respeite os agentes que constituem a instituição de ensino infantil,
preocupados com os alunos e com os seus direitos. Professores construtores do
trabalho educativo que sabia refletir sobre a realidade e selecionar conteúdos
que priorizem a formação crítica e participativa dos alunos, para que os mesmos
possam atuar como agentes modificadores na sociedade.
7 - METAS
·
Interagir trazendo a comunidade a participar
ativamente de atividades na instituição;
·
Construir mutuamente o respeito e a
valorização de cada um, seja corpo docente, discente e funcionários em 90%;
·
Capacitar 28 professores e 6 funcionários a
atender as crianças com necessidades educativas especiais;
·
Adaptar o espaço para atender crianças com
necessidades especiais;
·
Ampliar o espaço físico em 40% para atender a
demanda;
·
Criar espaços de recreação e lazer com 150m²;
·
Incluir no espaço da CEI uma sala de
multimídia;
·
Construir um ateliê de artes e sala para o
Atendimento Educacional Especializado, conforme orientação do MEC;
·
Criação de uma biblioteca e uma
brinquedoteca;
·
Construir um parque adequado para as
crianças.
8 - ESTRATÉGIAS
Na semana pedagógica foram elaborados pelos professores e
núcleo gestor os projetos que serão realizados no CEI Alayde Oliveira de
Andrade no ano de 2013, estes contemplarão conteúdos que serão contextualizados
de forma interdisciplinar.
O Alayde Oliveira de Andrade trabalha por meio de
Projetos permanentes como: projeto de higiene pessoal, projetando atos cívicos,
projeto jogos e brincadeiras e educação física na educação infantil.
Também trabalha projetos de forma semestral, onde serão
estruturados em dois períodos letivos, da seguinte forma:
No primeiro período os projetos são os seguintes; O
verdadeiro sentido da Páscoa, valores familiares, dia da beleza, festa junina e
meio ambiente: Sustentabilidade- Reciclar é preciso.
No segundo período serão desenvolvidos: Diversidade
cultural, Reisado, Folclore- Lendas, III Jogos Infantis Alayde Oliveira de
Andrade, Educação e limite, Segurança no trânsito e Natal- nascimento de Jesus.
9 - PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
As propostas educacionais recentes compreendem a
avaliação escolar como uma ferramenta da qual o professor dispõe de refletir
sobre sua prática pedagógica.
Assim a avaliação da Educação infantil deve ocorrer de
forma permanente, como parte integrante e intrínseca no processo
ensino/aprendizagem, voltada para os aspectos qualitativos, sem caráter
quantitativo
Portanto, a avaliação da Educação infantil far-se-á
através de relatórios mensais da turma e do preenchimento da ficha de
acompanhamento individual do aluno que será feito bimestralmente.
10 - RECURSOS MATERIAIS
O CEI Alayde Oliveira de Andrade possui:
Nove salas de aula, uma sala de direção,
uma sala de recursos multifuncionais, uma cozinha, um depósito de merenda, um
deposito de material de limpeza, uma sala de material pedagógico, um pátio
coberto com refeitório e quatro banheiros com quatorze sanitários, uma quadra
coberta e um parque.
11 - AVALIAÇÃO
É importante que a comunidade participe
ativamente do desenvolvimento do projeto político pedagógico envolvido nesse
processo, ele permanecerá junto à escola, para que suas opiniões sejam ouvidas
bimestralmente, haverá reuniões para
avaliação geral demonstrando que estão cientes da sua importância no futuro de
escola e de seus filhos.
As ações planejadas dentro do projeto serão
fundamentais para o bom funcionamento do CEI. Serão elaborados relatórios
bimestrais destacando as possíveis falhas ressaltando os pontos positivos
valorizando e respeitando as opiniões da comunidade.
12 - PROPOSTA CURRICULAR 2013
O CEI Alayde Oliveira de Andrade atende todas
as pessoas, independentemente de classe, raça ou gênero incluindo aqueles que
apresentam diferenças físicas,
sensoriais e intelectuais, decorrente de fatores inatos ou adquiridos, de
caracteres temporários ou permanentes e que no processo de interação sócio- ambientais,
apresentam, Necessidades Especiais de Educação.
Com base nas Orientações Curriculares para
Educação Infantil definimos como eixos norteadores para a proposta pedagógica
do CEI:
Art.
9º As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil
devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo
experiências que:
I - promovam o conhecimento de si e do mundo
por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais
que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito
pelos ritmos e desejos da criança;
II -
favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o
progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual,
verbal, plástica, dramática e musical;
III
- possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e
interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes
suportes e gêneros textuais orais e escritos;
IV -
recriem, em contextos significativos para as crianças,relações
quantitativas, medidas, formas e orientações espaçotemporais;
V -
ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades
individuais e coletivas;
VI -
possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia
das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e
bem-estar;
VII
- possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos
culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no
diálogo e reconhecimento da diversidade;
VIII
- incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a
indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social,
ao tempo e ànatureza;
IX -
promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas
manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança,
teatro, poesia e literatura;
X -
promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade
e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos
recursos naturais;
XI -
propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições
culturais brasileiras;
XII
- possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas
fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.
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