PPP - Projeto Politico pedagógico


PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO DO NORTE


PREFEITO: RAIMUNDO ANTÔNIO DE MACÊDO
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO: FRANCISCA CÉLIA VIANA DE BRITO
SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: MARIA DE FÁTIMA ARAÚJO



NÚCLEO GESTOR DO C.E.I ALAYDE OLIVEIRA DE ANDRADE


DIRETORA ADMINISTRATIVA: GRAYCE CRUZ XAVIER 
COORDENADORA PEDAGÓGICA: MARIA VILANEIDE DA COSTA
SECRETARIA: MARIA DE FÁTIMA ARAÚJO DO NASCIMENTO


Projeto Político Pedagógico
C.E.I: Alayde Oliveira de Andrade

“Desenhe seus objetivos

A pessoa que não tem um objetivo claro, que sabe para onde está indo, e que alimenta pensamentos negativos, dificilmente conhecerá o sucesso.
A falta de objetividade causa preocupação, medo, ansiedade, insegurança, frustração.
Portanto, se você deseja o sucesso, tenha metas claras. A história da humanidade é cheia de vidas desperdiçadas.
Amores que não geram relações enriquecedoras, talentos que não levam a carreira de sucesso, ect.
Somos aquilo que plantamos em nossas mentes, daí não podemos esperar alcançar a vitória se não a construirmos primeiro em nosso pensamento.”
(Autor Desconhecido)


1 APRESENTAÇÃO



        Os inúmeros problemas sociais e educacionais em que nos deparamos na atualidade e o verdadeiro papel da educação é motivo de ampla discussão na sociedade contemporânea.
           A escola, enquanto instituição formativa deve decidir por seu rumo e questionar constantemente sua função. Uma escola que não consegue se decidir por um projeto educacional, caminha sem direção e tem poucas chances de contribuir para a formação cidadã, atendendo aos anseios contemporâneos e ao desenvolvimento pleno das atitudes e futuras gerações.
           Por isso, a educação preconizada no Projeto Político Pedagógico de nossa escola, se fundamenta no principio de ofertar um modelo de educação que dê conta de contribuir para a formação de futuros cidadãos, num processo contínuo de aprendizado e envolvendo professores, alunos, funcionários e toda a comunidade. 
           A proposta que hora é apresentada, prioriza a oferta de um modelo de educação que contribui para a reflexão, ação e construção de uma nova realidade social. Enfatiza também a intencionalidade da realidade de um desafio: “promover ações educativas, no sentido de desvelar as causas da exclusão, de possibilitar a vivência de práticas inclusivas, tanto ao que se refere ao conhecimento que é trabalhado, quanto nas formas de participação no espaço escolar”.
            O C.E.I: Alayde Oliveira de Andrade, localizada na Rua Deputado José Saraiva, sem número, bairro Limoeiro, Juazeiro do Norte, com telefone 3572-0689. Decreto de criação de 29 de agosto de 1980, número 795 e 29 de maio através da lei 1097, sancionaram e promulgaram o nome oficial funcionando dentro dos padrões exigidos pelo MEC, credenciado no C.E.I, com o parecer 022/2006 e com o CPNJ  n°1089/394/0001/79. Pertencente a jurisdição da Prefeitura Municipal.
         O atendimento a criança de zero a cinco anos, no Brasil existe há mais de cem anos. Esse trabalho tem acompanhado as transformações do conceito de infância implementado pelos discursos cientifico e institucional que acabaram por transformá-la em sujeito, objeto cultural inserido em um amplo projeto de constituição do sujeito moderno. 
         A escola recebe a todos os alunos sem distinção, é um espaço aberto as diferenças, tem “abraçado” a inclusão de alunos com necessidades especiais. Seus alunos na sua maioria são provenientes da classe social baixa.  Atende  não só a clientela do bairro em questão como também de bairro circunvizinho. Com intuito de atender as constantes necessidades da população juazeirense e em particular do bairro, a Escola prima por uma educação de qualidade, voltada para o pleno desenvolvimento do individuo.
            O presente projeto serve como instrumento básico e norteador das ações pedagógicas e reflete os anseios da comunidade escolar uma vez que o mesmo foi elaborado com base nas idéias coletivas dos que representam o C.E.I: Alayde Oliveira de Andrade.

2 JUSTFICATIVA


            O C.E.I: Alayde Oliveira de Andrade, encontra-se inserido numa sociedade que se transforma e evolui com base na informação, levando o aluno a ter consciência do processo social que está inserido, desafiando-o a assumir uma postura política que ao mesmo tempo em que denuncia as justiças sócias, propõe alternativa no conhecimento.
            Com base nessa visão propõe-se uma escola estruturada na liberdade de pensamento que trabalhe e respeite as diferenças e a individualidade do aluno, para que assim ele possa construir sua autonomia e agir com responsabilidade necessária ao convívio social.
            O ideal será sempre que a educação seja encarada não apenas como um meio para um fim, mas também com um fim por si. Pretende-se despertar em cada aluno a sede do conhecimento, a capacidade de aprender cada vez melhor. Pretende-se ainda formar individuo autônomos, intelectualmente ativos e independentes, capazes de estabelecer relações interpessoais de comunicarem e evoluírem permanentemente, de intervirem de forma consciente na sociedade.

3 OBJETIVOS


3.1 OBJETIVOS GERAIS


·         Interagir o C.E.I á sociedade que a compõe, procurando soluções para os problemas internos;
·         Formar cidadãos conscientes e críticos;
·         Desenvolver na Escola com as crianças seus aspectos, físicos, emocionais, psicomotor, cognitivos, afetivos, moral e social;
·         Proporcionar a participação da criança em eventos que valorize a cultura da sua comunidade;
·         Conscientizar o educando sobre a importância de vivenciar sua cultura, com a realidade do ato cívico;
·         Incluir as crianças com necessidades especiais no C.EI, procurando desenvolver um trabalho que possa colaborar com o seu pleno desenvolvimento;
·         Conscientizar os alunos, pais, e todos os que compõem o C.EI, sobre a importância do respeito às diferenças, em especial para com as crianças acometida com alguma necessidade especial;


3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS


·           Incentivar a comunidade a participar ativamente das atividades no C.E.I, afim de uma maior interação dessas com todos e para a melhoria do aprendizado;
·         Trazer um acompanhamento médico e odontológico para as crianças uma vez por mês;
·        Proporcionar  através de atividades  lúdicas,  momentos que possam colaborar no desenvolvimento cognitivo do educando;
·        Incentivar momentos de integração entre as crianças, através de jogos que visem promover concentração e socialização;
·               Aproveitamento do espaço físico para proporcionar momentos de descontração como : brinquedoteca,  cantinho de leitura, área de lazer, que poderá ser debaixo de uma árvore ou em outro lugar aconchegante;
·            Desenvolver o gosto pela arte plástica e música, através da percepção auditiva, visual e das brincadeiras lúdicas;
·             Estimular as crianças a valorizar e executar o Hino Nacional, do Estado e do Município;
·         Estudo do nosso folclore, buscando uma maior valorização dos alunos pelo mesmo;
·         Respeitar a cultura de origem de cada criança e partilhar com as famílias  os projetos educativos da escola;
·         Desenvolver ações conjuntas de educação que garantam o cuidar e o educar das crianças de zero a sés anos de idade de forma eficiente;
·         Buscar desenvolver um trabalho em parceria entre professor da sala do A.E..E, da sala regular e núcleo gestor,  buscando juntos alcançar  o pleno desenvolvimento dos alunos com necessidades especiais;
·        Realizar Atendimento Educacional Especializado, de alunos com necessidades especiais, observando suas particularidades e dificuldades, pautado nisso  procurar colaborar  para que esse educando       vença suas barreiras e alcance êxitos;

4 REFERENCIAL TEÓRICO


     O C.E.I: Alayde Oliveira de Andrade, trabalha pautado no conhecimento teórico de grandes autores, como : Piaget, Vygotski, Wallon, que estuda a infância em etapas menores chamada de fases ou estágios de desenvolvimento. Sabemos que as teorias sobre a relação desenvolvimento e aprendizagem divergem. Precisamos rever nossa concepção de ensino infantil, atentando para uma prática pedagógica, valorizando as possibilidades dos alunos aprenderem e se desenvolverem tendo como base o sócio-interacionismo, pois nessa concepção eles são processos independentes que interagem afetando-se mutuamente. A aprendizagem causa desenvolvimento e o desenvolvimento conseqüentemente causa a aprendizagem.
   A comunidade escolar e a família devem garantira a criança acolhimento, respeito igualitário e educação de qualidade. Tem por tanto a escola a função social de promover o pleno desenvolvimento da criança, preparando-as para caminharem na sociedade onde elas desempenharão papel transformador, exercendo o seu papel no meio em que a mesma se desenvolveu. É, portanto, cada vez mais importante. As habilidades, os conhecimentos, os valores da cultura são decisivo para o processo de desenvolvimento e a aprendizagem das pessoas. Com isso defendemos a concepção sócio-interacionista.

5 DIAGNÓSTICO



Através de informações colhidas, têm-se os resultados abaixo relacionados, os quais irão permitir que a escola tenha sua própria cultura, permeada por valores, expectativas e costumes, historicamente construída a partir destas condições:
·         Idade dos pais;
·         Escolaridade das famílias;
·         As dificuldades encontradas, em sua maioria, têm relação com os pais;

Vale salientar que os alunos são moradores da comunidade mais próxima ao CEI. Trata-se de uma população de baixa renda, e se caracteriza social e economicamente como carente, haja vista as condições básicas para a vida da família.
Os pais de um modo geral confiam no trabalho que a escola desenvolve, pois somos conscientes do papel que como educadores desenvolvemos, nesta unidade escolar, voltada para atender as necessidades das crianças, respeitando as dificuldades e a cultura da clientela atendida.
O local é de cooperação e respeito mútuo entre os profissionais de educação e a família que trabalha com a finalidade de formar futuros cidadãos

·         Estudo do nosso folclore, buscando uma maior valorização dos alunos pelo mesmo;
·         Respeitar a cultura de origem de cada criança e partilhar com as famílias  os projetos educativos da escola;
·         Desenvolver ações conjuntas de educação que garantam o cuidar e o educar das crianças de zero a sés anos de idade de forma eficiente;
·         Buscar desenvolver um trabalho em parceria entre professor da sala do A.E..E, da sala regular e núcleo gestor,  buscando juntos alcançar  o pleno desenvolvimento dos alunos com necessidades especiais;
·         Realizar Atendimento Educacional Especializado, de alunos com necessidades especiais, observando suas particularidades e dificuldades, pautado nisso  procurar colaborar  para que esse educando       vença suas barreiras e alcance êxitos;


6 ANÁLISE DA REALIDADE DO CEI ALAYDE OLIVEIRA DE ANDRADE


6.1 REALIDADE SÓCIO- ECONÔMICA

A clientela atendida pela CEI Alayde Oliveira de Andrade na sua maioria residem em bairros mais distantes da instituição; a procura é intensa por matriculas, devido o seu funcionamento ocorrer em período integral.
As crianças assistidas vêem de famílias que enfrentam bastantes dificuldades sócio-econômicas cujos pais desenvolvem atividades diversas do setor informal da economia como: diarista, doméstica, pedreiros, auxiliares de serviços, com renda salarial igual ou inferior a um salário mínimo; necessitando assim da assistência da instituição no que se refere à alimentação como também no seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e social.

6.2- PRETENDEMOS CONSTRUIR NO CEI

·         Cidadãos preparados para a vida em que cada criança esteja ciente em estudar e cumprir seus direitos e deveres;
·         Centro de Educação voltado para a formação  de bons  cidadão, com parcerias entre pais, comunidade e todo o corpo docente do CEI;
·         CEI onde haja interação entre os companheiros de trabalho, com amor, dedicação e respeito, seja qual for à posição funcional que ocupe e onde a criança seja acolhida com amor, compreensão e educação de qualidade;
·         Profissionais qualificados a desenvolverem suas atividades com criatividade e dedicação;
·         CEI com área de lazer onde existe um parquinho, uma bica e uma videoteca para lazer diversificado;
·         CEI com pediatra e odontologista, ao menos uma vez por mê


6.3  - MISSÃO DA ESCOLA
                   
Promover o bem estar das crianças objetivando as capacidades físicas, emocionais, psicomotora, cognitiva e afetiva, desenvolvendo uma formação consciente de sua participação ativa na sociedade, despertando auto-estima como cidadãos críticos  e participativo, baseado nos princípios básicos: éticos, políticos e estéticos.

6.4 - FUNÇÃO DA ESCOLA

Promover o desenvolvimento integral das crianças formando cidadão crítico ativo, agente modificador capaz de atuar efetivamente na sociedade, fazendo valer os seus direitos fundamentais de educação, alimentação, construção do conhecimento, oportunizando vivências diferenciadas e respeitando a criança como ser social.

6.5 – RELAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE LOCAL

O CEI Alayde Oliveira de Andrade é construída pela parceria da comunidade e pessoas que representam a instituição. A participação da comunidade na escola é de relevante importância para o desenvolvimento da mesma.


O importante é acolher as diferentes formas de organização familiar e respeitar as opiniões e aspirações dos pais sobre seus filhos. Nessa perspectiva, as professoras e professores compreendem que, embora compartilhem a educação das crianças com os membros da família, exercem funções diferentes destes (Orientações Curriculares para a Educação Infantil, 2011, p. 123)


Com essa parceria podemos criar um vinculo com os pais dos alunos e conscientizar a população, tratando de valores e atitudes necessárias para o bem comum da sociedade.

6.6 -  PROFISSIONAIS DO CEI

O CEI Alayde Oliveira de Andrade possui  profissionais formados com nível de pós-graduação e outros em processo de formação, buscando a formação continuada.
O corpo docente do CEI Alayde Oliveira de Andrade funciona com profissionais habilitados em áreas diversas, parte deles graduados em formação específica para o ensino infantil, como, pedagogia,  e outros graduados em outras áreas que atuam no ensino infantil, contudo, a busca do aperfeiçoamento na área é contínua pelos profissionais que fazem parte da instituição. Atualmente estamos com professor especialista em Educação inclusiva, desenvolvendo assim seu trabalho com alunos que possui necessidades Educativas Especiais.



6.7 -  DE QUE PROFISSIONAIS PRECISAMOS?

Precisamos de profissionais comprometidos com o trabalho, que respeite os agentes que constituem a instituição de ensino infantil, preocupados com os alunos e com os seus direitos. Professores construtores do trabalho educativo que sabia refletir sobre a realidade e selecionar conteúdos que priorizem a formação crítica e participativa dos alunos, para que os mesmos possam atuar como agentes modificadores na sociedade.


7     - METAS


·         Interagir trazendo a comunidade a participar ativamente de atividades na instituição;
·         Construir mutuamente o respeito e a valorização de cada um, seja corpo docente, discente e funcionários em 90%;
·         Capacitar 28 professores e 6 funcionários a atender as crianças com necessidades educativas especiais; 
·         Adaptar o espaço para atender crianças com necessidades especiais;
·         Ampliar o espaço físico em 40% para atender a demanda;
·         Criar espaços de recreação e lazer com 150m²;
·         Incluir no espaço da CEI uma sala de multimídia;
·         Construir um ateliê de artes e sala para o Atendimento Educacional Especializado, conforme orientação do MEC;
·         Criação de uma biblioteca e uma brinquedoteca;
·         Construir um parque adequado para as crianças.


8    - ESTRATÉGIAS

Na semana pedagógica foram elaborados pelos professores e núcleo gestor os projetos que serão realizados no CEI Alayde Oliveira de Andrade no ano de 2013, estes contemplarão conteúdos que serão contextualizados de forma interdisciplinar.
O Alayde Oliveira de Andrade trabalha por meio de Projetos permanentes como: projeto de higiene pessoal, projetando atos cívicos, projeto jogos e brincadeiras e educação física na educação infantil.
Também trabalha projetos de forma semestral, onde serão estruturados em dois períodos letivos, da seguinte forma:
No primeiro período os projetos são os seguintes; O verdadeiro sentido da Páscoa, valores familiares, dia da beleza, festa junina e meio ambiente: Sustentabilidade- Reciclar é preciso.
No segundo período serão desenvolvidos: Diversidade cultural, Reisado, Folclore- Lendas, III Jogos Infantis Alayde Oliveira de Andrade, Educação e limite, Segurança no trânsito e Natal- nascimento de Jesus.




9 -  PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM


As propostas educacionais recentes compreendem a avaliação escolar como uma ferramenta da qual o professor dispõe de refletir sobre sua prática pedagógica.
Assim a avaliação da Educação infantil deve ocorrer de forma permanente, como parte integrante e intrínseca no processo ensino/aprendizagem, voltada para os aspectos qualitativos, sem caráter quantitativo
Portanto, a avaliação da Educação infantil far-se-á através de relatórios mensais da turma e do preenchimento da ficha de acompanhamento individual do aluno que será feito bimestralmente.


10 - RECURSOS MATERIAIS


O CEI Alayde Oliveira de Andrade possui: Nove  salas de aula, uma sala de direção, uma sala de recursos multifuncionais, uma cozinha, um depósito de merenda, um deposito de material de limpeza, uma sala de material pedagógico, um pátio coberto com refeitório e quatro banheiros com quatorze sanitários, uma quadra coberta e um parque.



11 - AVALIAÇÃO


É importante que a comunidade participe ativamente do desenvolvimento do projeto político pedagógico envolvido nesse processo, ele permanecerá junto à escola, para que suas opiniões sejam ouvidas bimestralmente,  haverá reuniões para avaliação geral demonstrando que estão cientes da sua importância no futuro de escola e de seus filhos.
As ações planejadas dentro do projeto serão fundamentais para o bom funcionamento do CEI. Serão elaborados relatórios bimestrais destacando as possíveis falhas ressaltando os pontos positivos valorizando e respeitando as opiniões da comunidade.


12 -  PROPOSTA CURRICULAR 2013


O CEI Alayde Oliveira de Andrade atende todas as pessoas, independentemente de classe, raça ou gênero incluindo aqueles que apresentam  diferenças físicas, sensoriais e intelectuais, decorrente de fatores inatos ou adquiridos, de caracteres temporários ou permanentes e que no processo de interação sócio- ambientais, apresentam, Necessidades Especiais de Educação.
Com base nas Orientações Curriculares para Educação Infantil definimos como eixos norteadores para a proposta pedagógica do CEI:

Art. 9º As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que:
 I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças,relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaçotemporais;
V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
VI - possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;
VII - possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade;
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e ànatureza;
IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;
X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais;
XI - propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras;
XII - possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.

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