Quem somos


Histórico

C.E.I. Alayde Oliveira de Andrade

Em Juazeiro do Norte, a cidade que mais cresce no Ceará, um fato marca a História da Educação Infantil, a 19 de maio a presidente do SSP (Serviço de Promoção Social), promove junto à comunidade movimento para arrecadação de verbas objetivas a construção da 1ª Creche Municipal. O empenho de todos justifica o processo e a pedra fundamental foi lançada em terreno doado pela prefeitura, na Rua Dep. José Saraiva S/N no bairro do Limoeiro, assim foi iniciada a construção.
Em 04 de agosto de 1980, onde os vereadores Raimundo Cabral, João Barbosa e outros, entraram com um requerimento na Câmara Municipal sugerindo á apreciação do plenário a proposição da denominação da Creche Alayde Oliveira de Andrade. Mãe de Dona Jussy Oliveira de Andrade, onde 1ª dama, justificando o carinho especial voltado para as crianças e mães carentes com prestação de serviços voluntários e relevantes a comunidade, contribuindo assim para o bem estar e desenvolvimento intelectual aos juazeirenses. Com a aprovação em 29 de agosto do mesmo ano, o prefeito Municipal Ailton Gomes de Alencar sancionou e promulgou a lei nº 795, concretizando o sonho de todos. Em 31 de janeiro de 1982 registra-se com placa na referida escola e na presença de muitas autoridades, familiares da homenageada e convidados especiais o ato inaugural da tão esperada creche. Administrada por Sonia Maria Vieira Noca recebe assistência da LBA, projeto CASULO e Prefeitura. Crianças e mães são beneficiadas com trabalho educativo iniciado.
No ano de 1984 precisamente em 29 de maio o Prefeito Manoel Salviano Sobrinho, sancionou e promulga a lei 1.097 que denomina a creche com o nome oficial de C.E.I. Alayde Oliveira de Andrade. Oferecendo toda assistência para que houvesse mais qualidade no ensino/aprendizagem, passando a atender crianças de berçário, maternal e jardim, admitindo profissionais qualificados para desenvolver os aspectos físicos, emocionais, psicomotor, cognitivo e afetivo.
Conforme livro de ponto existente no arquivo da escola de 2004 a 2008, administraram a referida entidade, Francisca Lucy Gomes de Figueiredo Campeiro (2004) e Antonia Ribeiro (2005 a 2008), como coordenadores pedagógicos: Erisvaldo Fernandes Inácio e Gloria Celeste Diniz.
Infelizmente um incêndio destrói documentos que comprovariam passagem de grandes educadores nessa entidade, em fim todos os registros de dados dessa escola foram destruídos, deixando lacunas na página dessa História, que sempre será lembrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário